"Na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes." Paulo Freire

terça-feira, 1 de março de 2011

Marco Teórico da Escola Tiradentes

O mundo, enquanto uma dimensão histórico-cultural e, portanto, inacabada, encontra-se em uma relação permanente com o ser humano, igualmente inacabado, que, transformando o mundo, sofre efeitos de sua própria transformação.

Cabe à escola desafiar os alunos a conhecerem este mundo na sua diversidade e complexidade, o que implica, organizar um Currículo atento às manifestações culturais, religiosas e políticas, reduzir a realidade a uma visão apenas intelectualista, descritiva não é suficiente. É preciso desenvolver no aluno uma posição de engajamento, compromisso e participação que o sensibilize para a sua dimensão humana.
A velocidade das transformações sociais e a rápida evolução da ciência cobram mais agilidade das escolas. Essa dinâmica da sociedade neste início do século, aponta para algumas questões que marcarão o futuro.
Extraído do Projeto Político Pedagógico da Escola Tiradentes (2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário