1 - Concepção de Educação
2 - Concepção de Escola
3 - Concepção de Gestão
4 - Concepção de currículo
5 - Concepção de ensino
6 - Concepção de Aprendizagem
7 - Concepção de Avaliação
2 - Concepção de Escola
3 - Concepção de Gestão
4 - Concepção de currículo
5 - Concepção de ensino
6 - Concepção de Aprendizagem
7 - Concepção de Avaliação
A comunidade Tiradentes acredita na educação como um processo amplo para o exercício da cidadania, devendo assumir o papel de construtora de respostas aos problemas sociais, em função das novas exigências impostas pelo mundo globalizado e tecnológico, permitindo ao educando,ao adquirir conhecimentos , transformá-los, socializá-los e principalmente, utiliza-los na superação de dificuldades e conquista de sonhos. Uma educação pautada no pluralismo cultural, que questione estereótipos sociais.Uma educação verdadeiramente intercultural, anti-racista, anti-sexista e inclusiva.
2 - Concepção de Escola
Concebe-se uma escola pública de qualidade como uma instituição social, que busca satisfazer as necessidades mais urgentes dos alunos, em função das novas exigências impostas pelo mundo globalizado e tecnológico, investindo nas discussões sobre interdisciplinaridade, transversalidade, parâmetros curriculares, entre outros.Com o objetivo de tornar a escola mais odierna, capaz de capacitar o estudante para a aquisição de novas competências, em função dos saberes que surgem e que exigem um novo tipo de cidadão, substituindo o contexto puramente acadêmico por um contexto voltado para o social, econômico, político e cultural, haja vista a velocidade imposta pelas transformações da era digital.
3 - Concepção de Gestão
Entende-se por gestão escolar ideal aquela que, partindo do projeto pedagógico, possibilita à escola alcançar sua finalidade, concretizando sua função social: a promoção da cidadania, o desenvolvimento pleno e o sucesso dos alunos. A gestão para ser verdadeiramente democrática necessita ser participativa, ampliando espaços de decisão que contemplem a participação do coletivo escolar.
4 - Concepção de currículo
O Currículo da escola, compreende todas as atividades desenvolvidas na instituição, que envolvam e priorizem o educando. Conteúdos contextualizados em que os alunos sejam capazes de fazer uma análise crítica. Nesse sentido, o currículo deve ser pensado de forma mais abrangente, buscando nova organização, partindo da interrelação entre as áreas do conhecimento e entre estas e a sociedade, para isso, pretende-se implantar na Escola Estadual Tiradentes, em 2010, o Período Integral Flexível, que através de suas disciplinas eletivas e optativas oferece ao aluno a possibilidade de enriquecer seu currículo, escolhendo participar de atividades que despertem seu interesse, atendendo, com essa proposta, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que permite que os alunos definam parte de sua grade curricular. Essas aulas deverão ser oferecidas em horário oposto às aulas curriculares em conformidade às áreas: Linguagem, Tecnologia, Cultura, Ciências, Artes e Esportes.
As atividades extraclasse serão oferecidas com objetivo de complementar o conteúdo desenvolvido em sala de aula, constituindo-se de visitas a Museus, Parques, Indústrias, Jornais, Teatros, Cinemas, etc, que propiciem ao aluno vivenciar, na prática, conceitos estudados em aula.
5 - Concepção de ensino
Investir em um ensino que dê abertura ao processo de pensar e produzir ciência e não apenas no domínio de conhecimentos passados, acessíveis em bibliotecas, enciclopédias e na internet, passando a valorizar mais o ato de saber encontrar esses conhecimentos, identificar os que são relevantes para resolver problemas práticos propostos; criticar situações e posicionar-se diante do que é novo ou desafiador. Partindo do axioma interacionista: “o bom ensino é aquele que incentiva o aparecimento de novas formas de pensar, sentir e perceber o real, permitindo aos alunos acesso aos novos níveis de aprendizagem”.
6 - Concepção de Aprendizagem
A aprendizagem deve ser significativa, isto é, relevante para a vida do aluno e articular-se com os conhecimentos anteriores dos educandos. Defende-se a concepção progressista e transformadora, apoiados em Vigotski, que diz: para que ocorram desenvolvimento e aprendizagem é preciso que o indivíduo interaja com as pessoas a sua volta. Um ensino adequadamente organizado promove o desenvolvimento do aluno.
7 - Concepção de Avaliação
A escola deve se preocupar entre também com a avaliação institucional e não só do aluno, buscando dessa forma a melhoria contínua da qualidade da educação e dos serviços oferecidos. Desde o desempenho dos alunos ao desempenho do gestor e quais fatores ou situações que merecem permanecer e outros que necessitem ser mudados.
Texto retirado do Projeto Político Pedagógico da Escola (Atualizado em 2010)
Texto retirado do Projeto Político Pedagógico da Escola (Atualizado em 2010)
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