"Na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes." Paulo Freire

terça-feira, 1 de março de 2011

Nossas Concepções


1 - Concepção de Educação
2 - Concepção de Escola

3 - Concepção de Gestão

4 - Concepção de currículo

5 - Concepção de ensino

6 - Concepção de Aprendizagem

7 - Concepção de Avaliação

1 - Concepção de Educação   
A  comunidade Tiradentes acredita na  educação como um processo amplo para o exercício da cidadania, devendo assumir o papel de construtora de  respostas aos problemas sociais, em função das novas exigências impostas pelo mundo globalizado e tecnológico, permitindo ao educando,ao adquirir conhecimentos , transformá-los, socializá-los e principalmente, utiliza-los na superação de dificuldades e conquista de sonhos. Uma educação pautada no pluralismo cultural, que questione estereótipos sociais.Uma educação verdadeiramente intercultural, anti-racista, anti-sexista e inclusiva.
2 - Concepção de Escola
     Concebe-se uma escola pública de qualidade como uma instituição social, que busca satisfazer as necessidades mais urgentes dos  alunos, em função das novas exigências impostas pelo mundo globalizado e tecnológico, investindo nas discussões sobre interdisciplinaridade, transversalidade, parâmetros curriculares, entre outros.Com o objetivo de tornar a escola mais odierna, capaz de capacitar o estudante para a aquisição de novas competências, em função dos saberes que surgem e que exigem um novo tipo de cidadão, substituindo o contexto puramente acadêmico por um contexto voltado para o social, econômico, político e cultural, haja vista a velocidade imposta pelas transformações da era digital.

3 - Concepção de Gestão
   Entende-se por gestão escolar ideal aquela que, partindo do projeto pedagógico, possibilita à escola alcançar sua finalidade, concretizando sua função social: a promoção da cidadania, o desenvolvimento pleno e o sucesso dos alunos. A gestão para ser verdadeiramente democrática necessita ser participativa, ampliando espaços de decisão que contemplem a participação do coletivo escolar.

4 - Concepção de currículo
   O Currículo da escola, compreende todas as atividades desenvolvidas na instituição, que envolvam e priorizem o educando. Conteúdos  contextualizados em que os alunos sejam capazes de fazer uma análise crítica. Nesse sentido, o currículo deve ser pensado de forma mais abrangente, buscando nova organização, partindo da interrelação entre as áreas do conhecimento e entre estas e a sociedade, para isso, pretende-se implantar na Escola Estadual Tiradentes, em 2010, o Período Integral Flexível, que através de suas disciplinas eletivas e optativas oferece ao aluno a possibilidade de enriquecer seu currículo, escolhendo participar de atividades que despertem seu interesse, atendendo, com essa proposta, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que permite que os alunos definam parte de sua grade curricular. Essas aulas deverão ser oferecidas em horário oposto às aulas curriculares em conformidade  às áreas: Linguagem, Tecnologia, Cultura, Ciências, Artes e Esportes.
As atividades extraclasse serão oferecidas com objetivo de complementar o conteúdo desenvolvido em sala de aula, constituindo-se de visitas a Museus, Parques, Indústrias, Jornais, Teatros, Cinemas, etc, que propiciem ao aluno vivenciar, na prática, conceitos estudados em aula. 

5 - Concepção de ensino
   Investir em um ensino que dê abertura ao processo de pensar e produzir ciência e não apenas no domínio de conhecimentos passados, acessíveis em bibliotecas, enciclopédias e na internet, passando a valorizar mais o ato de saber encontrar esses conhecimentos, identificar  os que são  relevantes para resolver problemas práticos propostos; criticar situações  e posicionar-se diante do que é novo ou desafiador. Partindo do axioma interacionista: “o bom ensino é aquele que incentiva o aparecimento de novas formas de pensar, sentir e perceber o real, permitindo aos alunos acesso aos novos níveis de aprendizagem”.

6 - Concepção de Aprendizagem
  A aprendizagem deve ser significativa, isto é, relevante para a vida do aluno e articular-se com os conhecimentos anteriores dos educandos. Defende-se a concepção progressista e transformadora, apoiados em Vigotski, que diz:  para que ocorram desenvolvimento e aprendizagem é preciso que o indivíduo interaja com as pessoas a sua volta. Um ensino adequadamente organizado promove o desenvolvimento do aluno.

7 - Concepção de Avaliação  
       A escola deve se preocupar entre também com a avaliação institucional e não só do aluno,  buscando dessa forma a  melhoria contínua da qualidade da educação e dos serviços oferecidos. Desde o desempenho dos alunos ao desempenho do gestor e quais fatores ou situações que merecem permanecer e outros que necessitem ser mudados.
Texto retirado do Projeto Político Pedagógico da Escola (Atualizado em 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário