A comunidade Tiradentes opta por uma linha pedagógica, inserida na filosofia educacional, assumindo os pressupostos da corrente pedagógica progressista, fundamentada nas seguintes concepções:
· Dialética: as ações desenvolvidas estão em constante reflexão e avaliação para que novas práticas sejam desenvolvidas com vistas à inovação da práxis educativa;
· Sócio-histórica: considera o educando a partir da sua história de vida, das experiências que já vivenciou;
· Cognitiva: as ações pedagógicas visam o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para enfrentar os desafios da vida;
· Interacionista: valoriza a interação entre as pessoas e destas com o meio social na construção dos conhecimentos;
· Crítico-social dos conteúdos: aborda os conhecimentos na perspectiva crítica, desvelando significados ocultos com vistas à formação de verdadeiros cidadãos.
Finalmente, busca-se uma escola pública de qualidade, que atenda as finalidades do Ensino Médio: a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos, a preparação básica para o trabalho,a cidadania e a compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário