"Na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes." Paulo Freire

terça-feira, 1 de março de 2011

Opções Teórico-metodológicas

A  comunidade Tiradentes opta por uma linha pedagógica, inserida na filosofia educacional, assumindo os pressupostos da corrente pedagógica progressista, fundamentada nas seguintes concepções:
· Dialética: as ações desenvolvidas estão em constante reflexão e avaliação para que novas práticas sejam desenvolvidas com vistas à inovação da práxis educativa;
· Sócio-histórica: considera o educando a partir da sua história de vida, das experiências que já vivenciou;
· Cognitiva: as ações pedagógicas visam o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para enfrentar os desafios da vida;
· Interacionista: valoriza a interação entre as pessoas e destas com o meio social na construção dos conhecimentos;
· Crítico-social dos conteúdos: aborda os conhecimentos na perspectiva crítica, desvelando significados ocultos com vistas à formação de verdadeiros cidadãos.
Finalmente, busca-se uma escola pública de qualidade, que atenda as finalidades do Ensino Médio: a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos, a preparação básica para o trabalho,a cidadania e a compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário